quinta-feira, 24 de abril de 2014

A história da cadeira Tiffany

A Società Economica de Chiavari, que leva o nome da cidade a noroeste da Itália conhecida por seus grandes artesãos, foi fundada em 15 de abril de 1791 - a partir de 1793 organizou uma Exposição Industrial, onde em 1796, um artesão chamado Giuseppe Gaetano Descalzi apelidado Campanino foi premiado com uma medalha de prata por duas peças muito bem feitas de mobiliário.

Em 1807, o Marquês Stefano Rivarola voltou de Paris com algumas cadeiras que tinham chamado sua atenção nas agitadas festas da época por o seu refinamento e elegância, e as trouxe para a cidade de Chiavari como modelos para alguns dos melhores artesãos locais.

Campanino, desdenhoso de ter de fazer uma cópia exata do modelo, decidiu melhorá-lo, modificando a forma do encosto e as pernas; ele substituiu a moldura do assento da cadeira, usando um novo tipo de palha, feito de tiras de salgueiro, que eram tão finamente entrançados, estreita e elástica, a ponto de parecer uma forte peça de roupa. O conjunto ficou leve, mas sólido: a cadeira foi pesada em gramas e as tiras trançadas medidas em milímetros. No entanto, assim modificado e melhorado, já não era mais a cadeira de Paris, mas uma nova criação, a "cadeira Chiavari", imediatamente chamando a Campanino como seu criador.
A cadeira Campanino foi vendida em todo o mundo e a pequena oficina do artesão era visitado por príncipes e reis.
 
Em 1825, dois reis e rainhas o visitaram, eles foram Carlo Felice o rei da Sardenha, Francesco I, rei das Duas Sicílias com suas esposas. Francesco I fez um pedido de mais de cem cadeiras.

Em 1825 Metternich chamou-o para Viena a fim de apresentá-lo a uma grande comissão na corte imperial. Em 1838, o rei Carlo Alberto veio ver a Campanino e solicitar um pedido de cadeiras para o seu palácio, ao mesmo tempo, permitiu-lhe pendurar em sua oficina, o brasão real.

O modesto Campanino morreu em 1855, mas sua arte prosperou durante muitos anos, devido à sua família e marceneiros especialistas da cidade de Chiavari.

Embora o desenho se diferencie do que conhecemos hoje como Cadeira Tiffany ou Chiavari, foi esta elegante peça que através dos tempos serviu de inspiração e foi adequada em formato e praticidade, atendendo indiscutivelmente, a aspiração de ambientes festivos em todo o mundo.

Fonte: Revista Maximu's Noivas

0 comentários:

Postar um comentário